sábado, 24 de outubro de 2015

Política Indígena

Nas tribos indígenas a política possui aspectos próprios, diferenciando da política ocidental, além disso, cada tribo possui suas particularidades. No entanto, essas sociedades têm pontos em comum.
A política na sociedade indígena abrange vários aspectos, dessa forma, a maioria dessas sociedades são comunais, não apresentam classes sociais, sendo que o trabalho é dividido por sexo e idade. Os mais velhos são muito valorizados nas tribos, pelo fato de transmitirem ensinamento através de lendas, realizarem rituais e relações externas, destacando a figura do Pajé e do Cacique. As mulheres também se destacam, podendo decidir sobre assuntos de interesse geral e dar conselhos, além de possuírem maior liberdade, participando de atividades masculinas. Já as crianças respeitam os mais velhos e desde cedo aprendem os costumes da tribo e atividades relacionadas à sua sobrevivência, de maneira prática ou através de lendas.
Cacique
Pajé realizando uma cura Espiritual
No decorrer do tempo as tribos indígenas sofreram alterações nas suas organizações, assim como as demais sociedades.  Várias aldeias passaram a ter contato com os homens brancos, assim, passou a ser determinado o local que eles ocupariam e também a existir leis de proteção para os índios, os quais, algumas vezes, necessitam de realizar manifestações para conseguirem ter uma vida melhor. Dessa forma, os índios possuem relações políticas não apenas dentro de sua tribo ou com vizinhos, mas também com os homens brancos, até participando diretamente da politica ocidental. Além disso, para tentarem adaptar as condições atuais, as trocas que eles realizam apresentam também caráter econômico e não apenas simbólico.
Índios manifestando
As condições de vida indígena pioraram, ao ponto de ser difícil sobreviver dessa maneira. Atualmente, os índios são uma minoria e sofrem injustiças sociais, políticas e econômicas, pelo fato  de não terem recebido  auxílio ao longo do tempo para adequarem sua forma de vida a dos dias de hoje. Além disso, no mundo capitalista atual, a maioria das pessoas só pensam no lucro, assim, acabam prejudicando a vida dos indígenas para conseguirem terras e extrair recursos. É difícil encontrar informações sobre os índios, o que contribui para eles não estarem presentes nas mentes das pessoas, assim acabam só ganhando um pequeno espaço quando realizam alguma manifestação. Precisamos ter respeito e conhecimento sobre os costumes indígenas, a fim de melhorar as condições de vida desses povos que são a base da nossa sociedade.


 Referências Bibliográficas:

KERDINNA, Produção Editorial LTDA. Índios do Brasil. Disponível em: <http://indios-brasileiros.info/questoes-indigenas.html>. Acesso em: 05 out. 2015.

DONATO, Hernani. Índios do Brasil. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/indios/>. Acesso em: 05 out. 2015.

MATA, Vera Lúcia Calheiros. Organização Social e Política. Disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kariri-xoko/679>. Acesso em: 05 out. 2015.

Enciclopédia Livre. Povos Indígenas do Brasil. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil>. Acesso em: 05 out. 2015.

ESTRELLA, Sylvia. A história dos índios e da política indigenista no Brasil. Disponível em: < http://pessoas.hsw.uol.com.br/indios2.htm>. Acesso em: 05 out. 2015.

Índios do Brasil. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/#> . Acesso em: 05 out. 2015.

NEGRI FILHO,Paulo. Índio Brasileiro. Disponível em: < http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/indio-brasileiro>. Acesso em: 05 out. 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!